5 dicas de como controlar o estresse para adotar no dia a dia

5 dicas de como controlar o estresse para adotar no dia a dia

Todos nós já passamos por algum momento em que foi preciso controlar o estresse e ansiedade para dar conta da situação. Resolver qualquer problema com calma e tranquilidade é um desafio, já que nosso temperamento está sujeito a mudanças o tempo todo.

Com o mundo moderno e as exigências diárias, nove a cada dez pessoas sofrem de ansiedade e estresse no mercado de trabalho, do grau mais leve ao incapacitante. Esses transtornos mentais estão presentes em nossa vida e causam sofrimento.

Então é preciso cuidar do corpo e estar atento aos sinais quando algo não anda bem. Para isso, separamos 5 dicas de como controlar o estresse para que você mantenha seu corpo e sua mente saudáveis. Confira!

1. Pratique meditação

A longo prazo, a meditação é o maior aliado no combate a ansiedade e estresse. Essa prática ajuda você a perceber melhor seu corpo a partir de exercícios físicos e mentais. Além disso, permite que você trabalhe sua respiração, o que trará benefícios para sua vida no momento de lidar com situações difíceis.

2. Controle a sua respiração

Saber controlar a respiração é uma forma de lidar com o estresse, pois quando estamos passando por momentos difíceis nossa respiração fica ofegante. Retomando o controle de sua respiração, sua mente pode se acalmar e você voltar ao seu estado normal.

Quando se sentir nervoso, respire fundo algumas vezes. Essa prática mandará uma mensagem para seu cérebro dizendo que você está calmo — já que, quando estamos calmos, respiramos dessa forma.

3. Durma bem

Benéfica para o corpo, uma boa noite de sono ajuda também no controle do estresse e ansiedade, que frequentemente causam insônia. Por isso, prepare-se cerca de uma hora antes para dormir e evite luzes e distrações. Faça da sua cama um santuário do sono e tente esvaziar a mente para dormir bem e o suficiente.

4. Faça exercícios físicos periodicamente

Como muitos médicos indicam para diferentes situações, praticar exercícios físicos traz benefícios para você. Isso acontece porque os exercícios:

  • reduzem a longo prazo os hormônios do estresse do seu corpo, como o cortisol;
  • promovem a liberação de endorfina, hormônio responsável pelo bom humor e que age como analgésico natural;
  • ajudam a melhorar o sono, muitas vezes alterado por questões de estresse e ansiedade;
  • auxiliam na relação com seu próprio corpo, permitindo que você se sinta mais confiante, disposto e, assim, promovendo seu bem-estar mental.

5. Cuide de sua alimentação

Ter uma boa alimentação ajuda para que seu corpo e sua mente se mantenham saudáveis. Porém, algumas substâncias encontradas em certos alimentos causam impactos no organismo. A cafeína, por exemplo, presente no café, no chá, no chocolate e em bebidas energéticas.

Cada organismo responde a essa substância de forma diferente e doses elevadas desse estimulante podem causar ansiedade e agitação, causando estresse e desgastes em determinadas situações. Por isso, fique atento ao consumo da cafeína e, dependendo da reação, considere cortá-la da sua dieta.

Saber como controlar o estresse pode tirar você de muitas roubadas ao longo do dia. Mesmo com uma rotina corrida, cheia de reuniões e situações complicadas, tenha em mente que é possível manter um equilíbrio. Assim, você poderá voltar para casa mais leve e curtir a sua família. Esse é um dos segredos para envelhecer com saúde.

Gostou das nossas dicas de como controlar o estresse? Aproveite e saiba como manter sua saúde em dia!

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