Cabelos caindo? Entenda o que é a calvície masculina e como evitá-la

Cabelos caindo? Entenda o que é a calvície masculina e como evitá-la

É só olhar em volta que fica fácil de perceber: há muitas pessoas, literalmente, perdendo os cabelos! Na maioria dos casos, são homens e nem sempre o problema está relacionado à idade avançada. Problemas emocionais e até doenças graves podem ocasionar a calvície masculina.

Também chamada de alopecia androgenética, a calvície masculina costuma afetar a autoestima, a ponto de muitas pessoas deixarem de lado o convívio social, por medo de sofrer com piadas ou de deixar de ser atraente.

Mas saiba que há formas de evitar o problema e tratamentos para quem já sofre com ele. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe!

Quais os sintomas da calvície masculina?

Nem sempre, olhar para o chão de casa e encontrar muitos fios de cabelo caídos significa que você pode estar sofrendo de calvície masculina. Mas o problema tem algumas características que devem ser observadas. Quanto antes você detectá-la, mas fácil será frear seus efeitos.

Na calvície, a perda de cabelos começa na região das têmporas ou na chamada coroa da cabeça. Muitas vezes, a queda dos cabelos forma a letra M na cabeça, quando os fios recuam aos poucos. Em alguns casos, todos podem sofrer a queda, deixando o couro cabeludo à mostra.

Quais as causas da calvície masculina?

A principal causa apontada pelos especialistas para a calvície masculina é a genética. Portanto, vale a pena dar uma olhada naqueles álbuns de fotos dos seus antepassados para saber se há sinais de que você poderá ficar como um deles: careca. Estudos apontam que a queda de cabelos está ligada a um hormônio sexual masculino, conhecido como andrógeno.

Ele é o responsável pela regulação do crescimento de cada fio de cabelo. Dessa forma, com a chegada do término desse ciclo, o fio passa a enfraquecer até que nenhum novo cabelo cresça em seu lugar.

Mas há outros motivos que podem levar à queda de cabelos: estresse, doenças graves como o câncer, uso de medicamentos fortes ou de anabolizantes e problemas na tireoide também podem afetar seus cabelos. Por isso, é sempre importante consultar um médico dermatologista para descobrir as causas.

Como podemos prevenir a calvície masculina?

Atualmente, não há formas de prevenir a calvície masculina, a não ser aquela causada por estresse. Se esse for o seu caso, o melhor é buscar formas de melhorar a sua rotina e cuidar da sua qualidade de vida. Caminhadas ou outros exercícios físicos podem ajudar, assim como reservar mais tempo com a família ou os amigos.

Afinal, existe um tratamento para esse problema?

O tratamento para a calvície masculina também depende de suas causas e deve sempre ser recomendado por um especialista. Há medicamentos de uso tópico que podem ser aplicados, mediante receita do seu dermatologista, assim como loções e xampus específicos para amenizar o problema. O médico também pode recomendar uma medicação oral, dependendo do caso e das causas.

Por fim, uma forma de reverter a situação da queda dos cabelos é o transplante de fios. Mas o método é caro e considerado bastante invasivo, pois se trata de uma cirurgia em que é retirada a parte do couro cabeludo onde os fios nascem normalmente e transplantada para as áreas onde há queda.

É importante lembrar que há muitos homens que andam de bem com a sua autoestima, mesmo com a queda de cabelos. É possível criar um visual estiloso e despojado, apesar da calvície masculina. Tudo depende, também, de como você lida com o problema, do apoio dos seus amigos e familiares e de acompanhamento médico, se necessário.

Se você estiver perdendo seus cabelos por problemas com a sua rotina, leia este outro artigo e conheça cinco dicas para controlar o estresse.

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo