Aprenda como acabar com o chulé de uma vez por todas

Aprenda como acabar com o chulé de uma vez por todas

Quem nunca se sentiu incomodado ao notar um cheiro estranho saindo dos pés? No geral, esse odor é causado pela combinação de suor excessivo e abundância de bactérias na pele. Apesar de não ser uma doença, muitas vezes, pode incomodar aqueles que sofrem desse problema. Por essa razão, separamos algumas dicas para que você saiba como acabar com o chulé.

Continue acompanhando o texto e saiba mais sobre evitar esse desconforto no seu dia a dia.

O que causa o chulé?

O odor do chulé é causado por gases liberados pelas bactérias presentes em excesso na pele dos pés. Esses microrganismos costumam se alimentar de suor, por isso, pessoas que transpiram em excesso, junto de outros fatores, podem contrair chulé com uma maior facilidade.

Outras razões que podem agravar o chulé são a falta de higiene nos pés, o desequilíbrio hormonal (no caso de adolescentes ou grávidas), o excesso de estresse e infecções causadas por fungos (como a dermatofitose, popularmente conhecida como frieira).

Como acabar com o chulé?

Como todos sabem, o chulé é algo bastante desagradável. No entanto, ele pode ser evitado com um conjunto de cuidados com a higiene e com seus sapatos. Veja algumas dicas sobre como acabar com esse odor.

Cuidados com os sapatos

É de extrema importância colocar os calçados no sol (ou em um lugar com correntes de ar), após o uso, a fim de secar o suor e, assim, diminuir a quantidade de bactérias ali presentes, para que o mau cheiro também diminua.

Também é aconselhável evitar o uso de calçados de material de plástico e borracha, pois eles proporcionam pouca ventilação aos pés, podendo aumentar a produção de suor. O recomendado é o uso de materiais porosos, como couro ou lona, e de sapatos que tenham ventilação.

Além do mais, também é possível colocar palmilhas desodorizantes, a fim de combater o mau cheiro.

Cuidados com os pés

Além dos sapatos, também é preciso ter cuidados especiais com os seus pés. A começar pela rotina após o banho, não se esqueça de enxugar-se completamente, especialmente entre os dedos, a fim de reduzir a umidade. Além disso, caso você precise usar sapatos fechados por muito tempo, preze por andar descalço ou de chinelos em sua casa, para que os seus pés possam respirar.

Também é essencial prestar atenção nas meias: não use o mesmo par por dois dias consecutivos, pois isso favorece o acúmulo de microrganismos no tecido. Opte também pelo uso de meias de algodão, já que o material permite uma passagem melhor de ar.

Caso essas práticas não sejam suficientes, tente usar talco nos pés, a fim de desodorizar a pele e atrasar o acúmulo de umidade na região.

Como visto, o chulé pode ser causado por diversos fatores, mas, principalmente, pela concentração de bactérias, que provocam o mau cheiro, potencializadas pela umidade excessiva na região dos pés. Portanto, adote uma rotina de cuidados, além de buscar sempre seguir dicas sobre como acabar com o chulé.

Para mais informações sobre sapatos, siga-nos em nosso perfil do Instagram e deixe sua curtida em nossa página do Facebook!

 

Powered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo