Saiba como limpar sapatos de diferentes tipos e tecidos

Saiba como limpar sapatos de diferentes tipos e tecidos

Seja para economizar na troca ou para estender a vida útil dos seus calçados favoritos, saber como limpar sapatos pode ajudar bastante. Ao contrário do que muitos pensam, essa manutenção não deve acontecer apenas quando a situação estiver crítica. Pelo contrário, o ideal é tornar isso um hábito.

Mas antes de sair colocando os seus sapatos debaixo da torneira, é importante saber como limpar sapatos da forma correta, cada tipo de calçado pede uma forma de limpeza diferente, que vai depender, principalmente, da natureza do seu material.

Sendo assim, descubra agora a melhor forma de limpar sapatos de diferentes tipos e tecidos.

Como limpar sapatos de couro

O couro é um importante material para a confecção de botas e sapatos que, se for bem cuidado, pode durar muito tempo. Para que isso aconteça, é importante evitar ao máximo molhá-lo. Para limpar as sujeiras no couro, use uma escova de cerdas macias e depois complemente a limpeza com um pano úmido.

É importante não deixá-lo secando ao sol. Isso pode fazer sua superfície ressecar e provocar rachaduras. Após a limpeza, aplique uma cera para polir e hidratar o couro, lustrando com uma flanela ou escova. Finalize com um spray impermeabilizante.

Camurça

Como a camurça nada mais é do que outro tipo de couro, os cuidados em relação aos dois materiais são similares. Nesse caso, molhá-lo pode causar manchas, portanto, evite. Se isso acontecer, deixe ele secar à sombra naturalmente.

Caso a água manche a camurça, use uma borracha escolar branca para remover as manchas ou esfregue com uma escova macia.

Tecido

Os sapatos de tecido podem manchar mais facilmente dependendo da cor. Por isso, é bom manter uma rotina de limpeza frequente. Use uma escova macia para retirar o excesso de sujeira e um pano úmido de água morna com um pouco de sabão neutro para a limpeza.

Se necessário, use uma toalha para enxugar superficialmente e deixe o sapato de repouso na sombra, até secar completamente.

Borracha

Muitos sapatos, principalmente os tênis, possuem partes de borracha em sua composição. Para limpar esse material é fácil! Como ele não se danifica com a água, pode molhar e esfregar à vontade. Porém, tenha cuidado para não molhar as outras partes. Utilizar sabão é permitido, mas não use substâncias abrasivas. Por fim, deixe o sapato ou tênis secar à sombra.

Se o seu calçado possuir partes emborrachadas de cores claras, principalmente brancas, tome cuidado para não deixá-los guardados por muito tempo, uma vez que podem amarelar.

Por fim, você não precisa lavar os seus diferentes tipos de sapatos toda vez que usá-los, porém é importante seguir algumas dicas para o seu uso diário. A primeira é sempre deixá-los após o uso em lugar arejado para secar o suor. Para isso, é interessante evitar utilizar o mesmo calçado 2 dias seguidos, assim você dá o tempo necessário para ele secar naturalmente.

Outra dica é guardar os sapatos em caixas e com jornal dentro, principalmente se ele for um calçado que você não utiliza frequentemente. Assim, você evita a umidade e conserva ele por mais tempo.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como limpar sapatos, que tal aprender algo mais específico? Descubra como limpar os sapatos de camurça!

Mocassim MasculinoPowered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Mocassim Driver em couro

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo

Seguir no Pinterest