Como usar chapéu: dicas para arrasar com o acessório

Como usar chapéu: dicas para arrasar com o acessório

Proteger-se do sol e do frio sempre foram as principais funções do chapéu, tanto no vestuário feminino quanto no masculino. Até algumas décadas atrás, ele era um acessório obrigatório nas cabeças dos homens, até que caiu em desuso e praticamente sumiu das ruas e das prateleiras das lojas, em especial no Brasil.

Mas, para sorte de quem tem estilo e gosta de deixar o visual mais interessante, ele está de volta. E você, sabe como usar chapéu sem que ele fique parecendo deslocado na combinação com as suas roupas?

Separamos algumas dicas, neste post, para ajudá-lo a escolher o chapéu que mais combina com seu estilo e com seu tipo físico. Boa leitura!

Conheça os principais tipos de chapéu

Muito além dos bonés e das boinas, há diversos tipos de chapéus masculinos, que têm tradição e podem ser combinados com diferentes ocasiões e estilos. Saiba quais são os principais:

Chapéu fedora

Esse modelo de chapéu é um dos mais tradicionais, remetendo ao começo do século XX. O modelo é feito de feltro e pode ser usado com traje social ou com roupas de frio, por exemplo.

Com sua aba reta e tamanho médio, o modelo fedora pode dar um ar de sofisticação ao seu visual. Mas, dependendo da roupa e do calçado, ele pode ser considerado despojado.

Chapéu panamá

Esse é um dos modelos mais famosos de chapéu, tendo sido muito popularizado na cabeça do compositor Tom Jobim durante anos. Apesar do nome, ele foi criado e é, originalmente, produzido no Equador.

O material é a palha, sua aba é maior do que a do fedora e a principal característica é a fita que envolve o cone, sendo a preta a mais comum. Combina com roupas mais informais, como bermudas e camisetas. Mas nada impede que seja usado, durante o dia, com gravata e blazers.

Chapéu pork pie

Esse é um modelo bastante informal, com abas pequenas e curvadas para cima. A copa é baixa, quase como um chapéu coco.

O pork pie exige estilo de quem usa. Pode ser combinado com terno, roupas de frio e até looks mais informais.

Saiba qual modelo combina mais com você

Além de combinar com seu estilo, os chapéus podem ser escolhidos de acordo com seu tipo de rosto. As regras da moda quase nunca são rígidas, mas vale a pena prestar atenção a algumas dessas dicas:

Rosto oval

Se suas bochechas são maiores do que o queixo, deve preferir os chapéus com abas médias, proporcionais ao seu rosto. Tanto o panamá quanto o fedora podem ficar bem em você, dependendo do tamanho escolhido.

Rosto redondo

Aqui você também deve usar os chapéus com abas e copa maiores, evitando aqueles modelos que ficam muito grudados na cabeça, como o pork pie.

Rosto quadrado

Se o seu queixo e a sua testa são mais alongados e o formato do seu rosto for quadrado. Prefira chapéus com abas larga e copa alta.

Rosto triangular

Os chapéus mais arredondados, como o pork pie, são perfeitos para dar equilíbrio a esse tipo, que apresenta o queixo mais fino do que o restante do rosto.

Veja como usar chapéu sem errar

Algumas dicas são importantes para ser seguidas se você decidir incorporar o chapéu ao seu estilo. A primeira delas é na hora da compra: por mais que tenha lido e decorado as recomendações que demos acima, sempre é preciso experimentar todos os modelos até encontrar o que mais combina com você.

As cores também vão lhe ajudar a tirar o chapéu do armário quando for compor o seu look. Prefira chapéus em tons neutros, que combinem com tudo o que você tem em casa, como preto, marrom ou bege.

Por fim, não se esqueça de que as regras de boa educação nunca são demais! Portanto, se estiver usando chapéu e entrar em local fechado ou sentar-se à mesa para a refeição, você deve tirá-lo da cabeça.

Existem muitos modelos de chapéus e maneiras de combiná-los no dia a dia. O importante, sempre, é que você esteja à vontade com o acessório. Gostou das nossas dicas sobre como usar chapéu? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram para outras informações sobre como vestir-se bem em todos os momentos.

[uam_ad id=”758″]

Powered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo