Tudo o que você precisa saber sobre o cuidado com o sono

Tudo o que você precisa saber sobre o cuidado com o sono

Com a vida corrida muitas vezes acaba sendo difícil garantir o cuidado com o sono. Efeitos como estresse, insônia, ansiedade, falta de tempo, problemas respiratórios e dores de coluna podem ser grandes vilões.

O sono é uma necessidade fisiológica. Portanto, não prestar atenção às noites mal dormidas pode causar muitas complicações. Então, para garantir uma vida equilibrada e usufruir de uma velhice com saúde, é essencial ter um repouso sossegado.

Confira algumas dicas sobre o que você deve fazer para dormir com tranquilidade.

Uma boa noite de repouso

Depois de um dia agitado, nada melhor do que uma boa noite de repouso. Esse é um momento que requer relaxamento e tranquilidade, por isso é recomendado que se separe de 6 a 9 horas para descansar.

O mais importante é prezar pela qualidade do sono. O tempo ideal de horas dormidas pode variar de pessoa para pessoa. Sendo assim, é bom prestar atenção na sua necessidade de sono e garantir que a tenha. Existem três classificações:

  • curto dormidores;
  • longo dormidores;
  • indiferentes.

Os primeiros necessitam de no máximo 6 horas para dormir a cada noite. O segundo grupo precisa de 9 horas de descanso, no mínimo. Já os indiferentes, que compõe a maior parte da população, dormem bem com 7 a 8 horas de sono a cada noite.

As fases do sono

O sono é dividido basicamente em duas fases importantes: REM e NREM. A fase REM (rapid eye movements) ou movimento rápido dos olhos, é a fase onde ocorrem os sonhos. E a NREM ou não REM é dividida em três partes:

  • N1: começo do sono;
  • N2: sono superficial;
  • N3: sono profundo.

Na fase mais profunda, a N3, ocorre a liberação de vários hormônios. Com isso, ela é responsável pela restauração física. Já a fase seguinte, REM, está relacionada a melhora das funções cognitivas, como memória e aprendizado.

Os malefícios de não manter o cuidado com o sono

Ao ter uma noite mal dormida, não ocorre a renovação das células e o metabolismo acaba ficando desregulado. Isso pode causar um envelhecimento precoce e o efeito indesejado de engordar ou emagrecer demais.

Outras consequências desagradáveis são: estresse, mau humor, irritação, baixo desempenho e falta de concentração. Todos esses sintomas acabam interferindo no relacionamento no trabalho ou com a família.

Se o caso for relacionado à dificuldade em dormir fora do normal, o recomendado é que procure um médico. Porém, alguns cuidados nessa hora podem ajudar para que se tenha um bom descanso. Confira!

Dicas para ter uma ótima noite de sono

Na hora do sono é importante manter um ambiente adequado, de preferência escuro, confortável e sem ruídos. É preciso fazer da hora de dormir um ritual agradável, para que o organismo entenda que é o momento de relaxar.

Ter um sono regulado e ter um ótimo rendimento no cotidiano é mais fácil do que se imagina. A seguir, listamos algumas dicas que garantirão o cuidado com o sono:

Ir para a cama apenas na hora de dormir

Para que o cérebro associe o quarto com o momento de tranquilidade, o ideal é deixar esse ambiente apenas para o repouso.

Não ingerir álcool e cafeína próximo ao horário de dormir

Essas substâncias acabam acelerando o organismo, o que é o oposto do desejado para o corpo no momento de dormir.

Comer comidas leves pela noite

Consumir alimentos muito pesados pode acabar causando um mal-estar noturno. Procure sempre alimentos mais leves.

Realizar atividades que relaxem

Atividades como leitura, meditação ou ouvir música podem ser de grande ajuda na hora do sono.

Evitar dormir durante o dia

Isso porque dormir durante a manhã ou tarde pode acabar com o sono quando chegar a noite.

Para estar em dia com aparência, além de manter um bom corte de cabelo ou andar com as roupas recomendadas por um personal stylist, é preciso cuidar sempre da saúde do corpo físico. Ou seja, zelar por um organismo regulado.

Sendo assim, seguindo essas dicas sera muito mais fácil manter o cuidado com o sono e garantir uma vida mais saudável.

Por fim, gostou das dicas? Então não deixe de conferir 5 dicas para manter a saúde do homem em dia.

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