Cuidados com o cabelo masculino: saiba o que é preciso fazer!

Cuidados com o cabelo masculino: saiba o que é preciso fazer!

Se você é aquela pessoa que se preocupa com o visual, é importante ter certos cuidados com cabelo masculino, por exemplo. Afinal, por mais que a sociedade tenha implantado o mito de que homem não precisa de procedimentos específicos para beleza, a realidade mostra o contrário — nunca se viu tantos deles indo ao barbeiro com frequência e utilizando produtos e cosméticos próprios para os fios.

Para transmitir estilo e aquele aspecto saudável, é fundamental adotar algumas práticas. Além de cortes da moda e modeladores, afinal, existem alguns cuidados diários que fazem diferença no resultado — final e duradouro — do cabelo masculino. Que tal aprender os principais?

Use o shampoo adequado ao seu cabelo

Cada pessoa tem um tipo de cabelo diferente. Isso quer dizer que existem fios secos, oleosos, mistos, quimicamente tratados etc. Além disso, alguns são lisos, cacheados, crespos, independentemente do comprimento. O importante é identificar qual é a predominância no seu caso e utilizar, a partir de então, shampoos específicos.

Acontece que lavar o cabelo apenas com água — ou com sabonete, como alguns homens fazem — não elimina resíduos adequadamente e nem a oleosidade extra dos fios. Sem um produto próprio isso estimula caspas e, até mesmo, a calvície.

Utilize condicionador na lavagem

Passou o shampoo e acabou? Errado! Na verdade, o condicionador também é essencial, pois ele sela o processo de limpeza e deixa os fios hidratados. Sem essa etapa de lavagem o cabelo pode ficar danificado, mais ressecado e “aberto” para as agressões externas do dia a dia.

Não use chapéus ou bonés com frequência

O problema de muitos homens não é a higiene dos fios, mas o mau uso de acessórios que comprometem a saúde capilar. Isso porque a utilização frequente de chapéus e bonés, por exemplo, ocasiona o enfraquecimento das raízes, podendo estimular a calvície.

Além do mais, o contato constante dos materiais desses acessórios gera uma fricção — para o homem, imperceptível — que acaba quebrando os fios do cabelo. Logo, ele vai ficando sem força, sem forma e opaco, prejudicando até mesmo o estilo do corte adotado. A caspa e a seborreia também podem aparecer, pois o boné ou o chapéu abafam o couro cabeludo, promovendo a proliferação de fungos.

Não abuse do modelador

Quando o assunto é cabelo estiloso, o campeão de uso masculino é o modelador, seja ele gel, cera ou pomada. Porém, por mais que o item ajude a deixar os fios mais arrumados, arrepiados ou estrategicamente bagunçados, é preciso ter cautela.

O modelador errado é capaz de trazer uma enorme dor de cabeça — figurativamente falando —, pois aumenta a oleosidade e a probabilidade de desenvolver caspa e calvície. O ideal é optar por produtos de marcas confiáveis e, se você já sofre com os fios oleosos, prefira as versões de efeito matte, que dão um aspecto mais fosco e limpo.

Evite o estresse no dia a dia

Sim, a sua saúde mental também está envolvida com a beleza capilar. Afinal, excesso de ansiedade, fadiga e outros transtornos emocionais e psicológicos fazem o cabelo cair. Infelizmente, os hormônios relacionados ao estresse são os vilões, pois liberam corticotrofina — que age sobre os folículos do couro cabeludo e enfraquece o cabelo.

Como última dica, mas não menos importante, o homem deve olhar com atenção para a sua alimentação: o que comemos está diretamente relacionado ao fornecimento de nutrientes para os cabelos, assim como unhas, pele etc. Portanto, certifique-se de que sua dieta contém proteína suficiente, além de ferro e sais minerais. O complexo B de vitaminas também é ótimo para um aspecto saudável e firme dos cabelos!

Mais do que vaidade, os cuidados com cabelo masculino também se tratam de saúde. Quando estamos bem, o aspecto saudável é visível em todos os fatores da vida, inclusive na nossa aparência. Adote seu melhor estilo, coloque as dicas acima em prática e cause a melhor impressão!

Além disso, não guarde o que aprendeu só para si: compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais!

Mocassim MasculinoPowered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Facebook Pagelike Widget

Instagram Rocco Lorenzzo

Seguir no Pinterest