9 dicas para manter a saúde do homem em dia

9 dicas para manter a saúde do homem em dia

Não há como negar que os cuidados com a saúde devem estar presentes em nosso dia a dia. No entanto, geralmente, por preconceito, o público masculino costuma deixar esses hábitos importantes de lado, aumentando as chances de complicações futuras.

Esse é o caso das doenças cardiovasculares, apneia do sono e, inclusive, o tão temido câncer de próstata. Por conta disso, manter uma rotina saudável é sempre a melhor opção — seja investindo em uma alimentação balanceada, praticando exercícios físicos ou realizando um acompanhamento médico com regularidade. Vamos descobrir mais?

A seguir, você encontrará dicas essenciais para manter a saúde em dia. Acompanhe a leitura!

1. Siga uma dieta balanceada

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a importância de uma alimentação saudável, certo? É por causa disso que muitos especialistas dizem que “a saúde começa pela boca”. Quando ingerimos alimentos ricos em vitaminas e minerais, como grãos, frutas, legumes e verduras, o nosso organismo funciona muito melhor.

Além de apresentar benefícios estéticos e melhora na disposição, essa prática diminui o risco de doenças cardiovasculares, colesterol alto, anemia e, até mesmo, o tão temido câncer de próstata. Portanto, sempre que possível, evite alimentos gordurosos, o consumo exagerado de açúcar e a ingestão constante de bebidas alcoólicas.

2. Aposte nos cuidados com a pele

Muitas vezes nos preocupamos com os pontos básicos da nossa saúde e esquecemos de cuidar do maior órgão do corpo: a pele. É inevitável que, com o passar dos anos, o processo de envelhecimento faça com que a nossa pele precise de atenção especial.

Portanto, para uma boa aparência, a dica é higienizar o rosto diariamente com o objetivo de retirar as impurezas acumuladas ao longo do dia. O ideal é apostar em sabonetes líquidos faciais específicos para cada tipo de pele. Outro ponto a ser ressaltado é a importância do protetor solar. Tenha esse produto como um aliado, mesmo no inverno e nos dias nublados.

3. Priorize as boas noites de sono

Com a rotina cada vez mais agitada, muitas pessoas estão deixando a noite de sono em segundo plano. No entanto, priorizar o descanso e o relaxamento é fundamental quando o assunto é manter a saúde em dia.

O motivo? Quando dormimos, nosso organismo fortalece o sistema imunológico, aumenta a capacidade do cérebro em memorizar informações e ainda relaxa a musculatura. Um sono de qualidade também diminui o risco de obesidade, diabetes e hipertensão.

Muito se fala sobre a quantidade de horas exatas para dormir bem, contudo, esse período varia de acordo com cada organismo e o recomendado é que você durma o suficiente para ter um sono reparador.

4. Mantenha o peso ideal

Já não é novidade que o sobrepeso e a obesidade causam prejuízos ao organismo, certo? Muitos não imaginam, mas esse fator pode aumentar o risco de diferentes tipos de câncer, principalmente o de próstata.

Outros casos que costumam surgir em homens com excesso de peso são doenças no fígado, problemas pulmonares e infertilidade. Caso você esteja acima do peso, que tal começar a mudar esse cenário desde já? Inclua uma dieta saudável na sua rotina e pratique exercícios físicos regularmente.

5. Faça acompanhamento médico 

Você já realizou um check-up neste ano? Os exames preventivos são muito eficazes para reduzir o índice de mortalidade e aumentar a qualidade de vida. Afinal, com essas atividades você tem mais chances de identificar um problema e resolvê-lo da melhor forma.

Agende consultas e procure orientação sobre quais os exames preventivos são mais indicados para a sua faixa etária e histórico de saúde.

O indicado é que todos os homens a partir dos 40 anos tenham acompanhamento médico anual. Com isso, a sua saúde estará sempre em dia e você terá mais tranquilidade para aproveitar os melhores momentos.

6. Reduza o estresse

Por não ser considerado uma doença por algumas pessoas, o estresse é negligenciado, no nosso dia a dia. O problema é que o estresse é um dos fatores (e, às vezes, sintomas) de doenças psicológicas e fisiológicas. Por isso, adotar medidas para reduzi-lo é essencial para ter uma rotina saudável.

A começar pela ingestão regular de água: a hidratação é extremamente necessária para manter o bom funcionamento do organismo e também para reduzir o estresse. Muitas vezes, o aumento do estresse — um dos primeiros sintomas da depressão — está associado à queda do hormônio cortisol. Essa diminuição dos níveis de cortisol no organismo pode ser causada pela desidratação.

Além disso, uma das mais eficientes práticas contra o estresse e ansiedade é a meditação. Além de ajudar fisicamente, também auxilia no exercício mental, conduzindo para um maior autoconhecimento e autocontrole. O controle da respiração também é muito trabalhado enquanto a meditação é realizada, o que pode ajudar a lidar melhor com situações de estresse no cotidiano.

7. Faça atividades físicas regularmente

O exercício físico além de colaborar para manter o peso ideal, também é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares. Com o grande índice de hipertensão na sociedade, devido a uma má alimentação, as pessoas se veem mais necessitadas em praticar atividades físicas regulares para reparar os danos já causados ao organismo.

Para que o seu coração continue saudável, escolha um tipo de atividade física que lhe agrade, para que você venha a praticá-la de modo regular, de três a cinco vezes na semana. Exercícios como caminhada, ciclismo, natação ou algum outro esporte que você goste e se sente confortável ao praticar são os mais recomendados.

8. Pratique um hobby

Com uma rotina movimentada, é comum que as pessoas se esqueçam de dar um tempo a si mesmas. Por essa razão, é essencial escolher um hobby para praticar regularmente. Esse hobby deve ser algo que não se relacione diretamente com aquilo que lhe preocupa e ocupa a maior parte do seu tempo, a fim de que seja um momento de distração da rotina.

Ler um livro, desenhar, pintar ou tocar um instrumento são ótimas sugestões. Além disso, você também pode tomar como hobby momentos de descanso, como uma soneca mais longa no fim da tarde, ou cuidados com a beleza.

9. Converse com alguém

Pode parecer besteira, mas conversar é um ato terapêutico e que ajuda a obter um estado mental mais saudável. Quando você fala aquilo que está sentindo, é possível ter uma visão mais ampla sobre as situações e até perceber novas alternativas para solucionar um problema.

Escolha uma pessoa que você confie — e que esteja aberta para escutar — e desabafe sobre o que você está sentindo, seja um sentimento positivo e negativo. Caso não se sinta confortável em conversar com pessoas próximas, busque um psicólogo ou terapeuta.

Conforme visto, são diversas as práticas que podem fazer com que você seja um homem mais saudável. Para segui-las é necessário ter disciplina e força de vontade. Ademais, nunca hesite em procurar ajuda de um profissional quando considerar necessário. Manter a saúde em dia fará com que a sua vida seja mais longa e feliz!

Gostou das dicas deste post? Então, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos e novidades. Até a próxima! 

Powered by Rock Convert

About The Author

2 Comentários

  1. Everaldo Abrahão

    Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

    Responder
    • Liz Assunção

      Olá Everaldo Abrahão,
      fico feliz que nosso conteúdo tenha ido de encontro com suas expectativas. Toda semana, conteúdo novo, fique a vontade para ler, grande abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Mocassim Driver em couro

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo

Seguir no Pinterest