Os segredos para envelhecer com saúde

Os segredos para envelhecer com saúde

Envelhecer com saúde, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 30 anos e, hoje, é de 75,5 anos. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a quantidade de pessoas de 60 anos ou mais vai passar do dobro em 2050, ultrapassando os 900 milhões registrados em 2016 — serão mais de 2 bilhões de indivíduos com grandes chances de ter uma velhice longa.

Por isso é tão importante começar a se cuidar quanto antes se você quer envelhecer com saúde. Afinal, a partir dos 50 anos, o corpo passa por muitas transformações e as doenças relacionadas à idade começam a surgir justamente nessa fase.

Contudo, velhice não é sinônimo de doenças e nem de inutilidade, muito pelo contrário. Muitas pessoas empreenderam e até mesmo encontraram seu grande amor já na terceira idade. O detalhe é que elas souberam cultivar bons hábitos durante toda a sua vida e conseguiram envelhecer com saúde.

Se você também quer ser um idoso feliz e produtivo, continue a leitura, porque falaremos sobre como atingir esse objetivo. Confira todas as dicas!

Para envelhecer com saúde: Pratique atividades físicas regularmente

Todo mundo já está cansado de ouvir isso, mas é sempre bom reforçar. A prática regular de exercícios é uma excelente forma de envelhecer com saúde e manter a disposição diária. Isso porque o sedentarismo aumenta os riscos de doença cardíaca, além de contribuir para problemas posturais e dores nas articulações. 

Se você não gosta de academia ou musculação, existem inúmeras outras possibilidades. Você pode fazer atividades leves ao ar livre, como caminhada, corrida e andar de bicicleta. Além disso, hoje muitas escolas promovem aulas de dança direcionadas para públicos específicos e, se você quiser, também tem a chance de aprender a praticar um esporte novo.

 Invista em uma alimentação saudável

A alimentação influencia diretamente em nossa saúde e isso não é segredo para ninguém. Portanto, envelhecer de forma saudável significa comer bem — mas estamos falando em comer com qualidade, e não em quantidade!

Muitas pessoas têm dificuldade em manter uma dieta regrada, mas é possível começar com uma reeducação alimentar rica em frutas, verduras, legumes e com preferência em alimentos integrais e orgânicos. Simples atitudes também já interferem drasticamente no organismo, como a redução de sal e açúcar.

Tenha boas noites de sono

Se você não dorme o suficiente, certamente vai desenvolver algum distúrbio no bom funcionamento do seu corpo e mente. Por mais que você não note a princípio, geralmente, sua concentração e raciocínio são prejudicados, além do ganho de peso e o surgimento de alguns problemas de saúde.

O ideal é dormir entre 7 e 8 horas por dia, mas, com a idade, essa quantidade de tempo acaba sendo menor. Talvez você não consiga dormir tanto por causa do trabalho e família, mas, pelo menos, preze pela qualidade do sono. Elimine o celular na cama e mantenha o quarto organizado, arejado e tranquilo à noite.

Planeje sua vida financeira

Quando você envelhecer, mesmo que seja uma pessoa saudável, vai precisar ir ao médico de vez em quando e comprar remédios ou suplementações. Além disso, a velhice é a etapa da vida na qual você mais precisa de conforto — e tudo isso exige dinheiro. Então, comece a poupar desde agora, para que você tenha economias no futuro que possam lhe proporcionar conforto, bem-estar e segurança.

Abandone os vícios destrutivos

Não há problema algum em beber aquela cerveja gelada no final de semana ou um vinho no jantar, mas não exagere. O consumo excessivo de álcool e o hábito de fumar, por exemplo, prejudicam a saúde ao longo dos anos e, inclusive, causam o envelhecimento precoce. 

Então, se você quer envelhecer com saúde, deve eliminar o tabaco de sua vida e consumir bebidas alcoólicas moderadamente. Contudo, outros pequenos vícios também são nocivos, como aqueles relacionados à má alimentação — envolvendo muitos doces e fast-food, por exemplo.

 Exercite seu cérebro para envelhecer com saúde

O cérebro também deve ser exercitado, pois, como nosso corpo, ele também envelhece. Então, para manter sua mente ativa, você pode jogar xadrez, resolver palavras-cruzadas, assistir a filmes e criar o hábito de ler frequentemente.

Esses hábitos, inclusive, podem evitar males como o Alzheimer, que é uma doença relacionada à idade. De acordo com o professor de neurologia da Universidade Federal do Fluminense (UFF), André Matta, ter uma mente ativa realmente pode adiar a doença.

Viva uma vida confortável

Prezar pelo conforto também é essencial para envelhecer com saúde; por isso, não economize nesse aspecto. Afinal de contas, não é para isso que você trabalha tanto? Invista em uma boa casa, em um bom carro e em viagens interessantes. Tudo isso vai refletir diretamente na forma como você atingirá a velhice — com menos estresse e toda a disposição de um jovem de 20 anos.

 Realize sonhos que deixou no passado

Por falar em viagens, você conseguiu realizar aquele antigo sonho de conhecer a Europa? Conseguiu visitar a Índia, os Estados Unidos, o nosso nordeste brasileiro? Para envelhecer com saúde, toda pessoa deveria fazer o que lhe dá prazer e, nesse caso, essa fase da vida é totalmente propícia para colocar em prática antigos planos.

Além de viajar, você tem a chance de voltar a estudar, fazer especializações, aprender uma língua nova ou, até mesmo, praticar aquele esporte novo de que falamos anteriormente. A ideia é se manter ativo sempre, mas não só trabalhando. Reavivar antigos desejos, hobbies e transformá-los em ação é uma experiência transformadora!

Para envelhecer com saúde: Mantenha uma vida social ativa 

Com o passar do tempo, vão ficando cada vez mais escassos os amigos. Afinal, com os anos, permanecem em nossa vida apenas aquelas pessoas de valor. Porém, uma grande armadilha da idade é a preguiça de sair de casa ou de manter a vida social ativa.

Conhecer pessoas novas é algo maravilhoso, no entanto, se você preferir cultivar as relações já existentes em sua vida, promova encontros constantes para reunir a família e os amigos. Além disso, sempre que surgir uma oportunidade, saia de casa: seja para um cinema, um show, uma palestra ou até mesmo para realizar um trabalho voluntário. Fuja da solidão e do isolamento.

Para envelhecer com saúde: Cuide também da sua aparência física

É claro que devemos cuidar da saúde e aproveitarmos a vida da melhor forma possível, como indicam todas as sugestões anteriores. Entretanto, também é válido cuidar da aparência física, para que, junto ao lado interior, ela reflita a pessoa incrível que você é. Então, não deixe com que os anos a mais retirem de você a vaidade, o autocuidado e a sua autoestima.

Para isso, esteja sempre atento ao seu estilo — que varia com o passar do tempo. Respeitando a sua personalidade, aliás, perceba que o envelhecimento é um processo lento, que começa quando ainda se é jovem. Portanto, mantenha o costume de se presentear com um bom perfume, comprar sapatos novos ou montar looks que lhe façam se sentir uma pessoa bonita e interessante.

Enfim, envelhecer com saúde é algo que todos almejam. Porém, nem todo mundo age com a sabedoria e o otimismo necessário a fim de se preparar para os melhores anos que ainda virão. A boa notícia é que, seguindo estas dicas e adotando alguns hábitos simples e essenciais, isso é facilmente alcançável. Vale a pena investir agora, para poder colher os frutos mais tarde, não é mesmo?

Se você gostou do post, assine a nossa newsletter e receba outras dicas sobre saúde e moda masculina!

Mocassim MasculinoPowered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Facebook Pagelike Widget

Instagram Rocco Lorenzzo

Seguir no Pinterest