5 dicas para limpar sapato de couro corretamente

5 dicas para limpar sapato de couro corretamente

Confira como limpar sapato de couro

Um clássico no guarda-roupa de qualquer homem, os sapatos de couro conferem elegância e sobriedade ao visual, quando sociais, e classe e conforto quando mais despojados, como os mocassins. Mas eles precisam de alguns cuidados para que durem mais e não chamem a atenção nos seus pés pelo desleixo, certo? Limpar sapato de couro de forma apropriada não é difícil.

Neste artigo, daremos 5 dicas de como manter os seus sapatos conservados, sem odores desagradáveis e com o brilho de um calçado novo. Tudo isso sem que você tenha que perder muito tempo e nem gastar muito com produtos difíceis de encontrar. Sendo assim continue a leitura e coloque em prática nos seus calçados!

1. Saiba qual o tipo de couro

Antes de começar a limpeza do seu calçado, você precisa entender que há diferentes tipos de couro. E, para cada um deles, um cuidado específico. Na maioria dos casos, seus sapatos devem ser de couro liso, camurça ou nobuck.

A camurça, por exemplo, tem uma textura mais rústica, que se deve ao fato de ser a parte interna do couro lixada até chegar no ponto que a encontramos nas lojas. Já o nobuck é feito a partir da parte externa do couro, também lixada para ficar opaca e suave. Portanto, para limpar sapato de couro preste muita atenção no tipo de couro.

2. Use produtos adequados

Usar produtos inadequados na hora de limpar sapato de couro pode ser fatal para o seu calçado, danificando especialmente a sua cor. O ideal é sempre usar esponjinhas ou panos macios e limpos, aliados a detergentes neutros.

A secagem tem que ser feita na sombra, sem ajuda de máquinas secadoras, para que não haja rachaduras no couro e a peça não fique deformada.

3. Faça uma hidratação

Não adianta muito limpar sapato de couro periodicamente se você não cuida do material. O couro precisa de hidratação para manter-se brilhoso, macio e com jeito de novo. Conseguir esse efeito é simples. Você pode comprar um hidratante específico na sapataria ou usar um hidratante corporal, óleo de amêndoas doces ou vaselina.

Não se esqueça de retirar os cadarços, caso haja. Com os sapatos limpos, passe uma camada de hidratante, óleo ou vaselina usando um pano úmido. Deixe descansar por dez minutos. Após isso, use um pano seco e limpo para lustrar os sapatos.

4. Elimine o mau cheiro

Ninguém gosta de chegar em casa e sentir aqueles fortes odores após um dia inteiro com os pés dentro dos calçados, certo? Quer conhecer um jeito bem fácil de eliminar o mau cheiro dos sapatos de couro? Você pode pingar gotas de perfume em chumaços de algodão e deixar dentro do sapato de um dia para o outro.

Outro produto que pode ajudar a tirar o odor é o bicarbonato de sódio. Da mesma forma: polvilhe os sapatos com ele e deixe agir até o dia seguinte, retirando o excesso antes de calçar os pés.

5. Dê um toque de brilho

A finalização da limpeza dos seus sapatos é que dará a eles aquele aspecto brilhoso, como no momento em que o compramos. Há algumas receitas caseiras que ajudam nesse processo. Você pode usar uma mistura de óleo de linhaça, vinagre branco e vaselina para dar brilho ao seu calçado.

Com um pano umedecido nessa mistura, faça movimentos circulares ao passá-lo no couro. Sendo assim, o ideal é deixar o dia inteiro descansando. Após isso, com uma flanela, remova o excesso e esfregue até que o couro esteja brilhando do jeito que você gosta.

Todas essas dicas vão ajudar você a manter os seus sapatos limpos e elegantes por muito mais tempo. Para preservá-los, você também deve guardá-los em locais arejados, mas longe do sol. Por fim, uma lembrança: nunca acondicione os calçados molhados.

Enfim, agora que você aprendeu a limpar sapato de couro, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o universo masculino na moda.

Mocassim MasculinoPowered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Mocassim Driver em couro

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo

Seguir no Pinterest