Os calçados surgiram ainda na Idade Média, quando homens e mulheres usavam sapatos simples de couro para protegerem os pés do frio, do calor e do desconforto de pisar no chão duro e irregular.
Muitas décadas se passaram, e a moda evoluiu com a humanidade. Os sapatos simples de couro deram espaço a belos calçados, desenhados com muito requinte, cores, texturas e claro, conforto para os pés.
Sapatos e sandálias de salto, botas, tênis, chinelos, rasteirinhas… são apenas alguns dos calçados disponíveis no mercado, criados para atender todos os gostos dos consumidores.
Um deles é o mocassim, um calçado criado pensando no conforto, praticidade e beleza para os pés. A palavra mocassim é oriunda da palavra makasin, que significa sapato na língua indígena. Vamos saber mais sobre sua história?
Quando surgiram os sapatos?
Pinturas rupestres de 12 mil a 15 mil anos antes de Cristo encontradas na Espanha, apontaram homens e mulheres usando calçados feitos de pele de animais para protegerem os pés durante as caçadas e caminhadas.
Durante a Idade Média, na Inglaterra, o rei Eduardo instituiu a numeração dos sapatos. Já em Roma, as pessoas eram julgadas pelo sapato que usava, indicando a sua classe social.
Até mesmo os Egípcios criaram sapatos feitos de papiro, por volta do ano 3.700 antes de Cristo.
Origem do mocassim
O mocassim foi criado por uma tribo de índios norte-americanos no século XVII e eram feitos com couro cru e cascas de árvores.
A ideia era se proteger dos terrenos irregulares em que andavam, bem como para aguentar as longas caminhadas e peregrinações que faziam.
Um século após a criação do mocassim na América, o modelo migrou para a Europa, ganhando ainda mais destaque como um calçado tão confortável quanto o tênis.
Sucesso do mocassim entre os famosos
Mas foi em 1950 que o mocassim ganhou destaque mundial: o rei do Rock Elvis Presley apareceu usando o calçado em suas apresentações, tornando-o a sua marca registrada.
Anos depois, o rei do Pop Michael Jackson também aderiu ao uso do mocassim, influenciando ainda mais os consumidores a experimentarem esse calçado tão confortável e versátil.
Depois de fazer sucesso na América e Europa, a moda chegou ao Brasil para ficar. Apesar da resistência de muitos com a nova tendência, o mocassim conquistou o seu espaço e vem fazendo a cabeça de consumidores de todas as idades!
Tipos de mocassim: qual é o ideal para o seu estilo?
Existem vários tipos de mocassim, criados para atender às necessidades e gostos dos clientes. Vários desses modelos evoluíram ao longo do tempo. Vamos conhecer alguns tipos:
Clássicos
A principal característica do mocassim é que não possuem cadarços, encaixando fácil nos pés. O solado é mais fino na frente, tendo um pequeno salto na parte de trás.
O mocassim clássico é feito em couro, possuindo detalhes pontuados nas costuras.
Franjas
O modelo de mocassim com franjas, possui uma espécie de língua desfiada na parte de cima, repleto de costuras laterais, ainda lembrando a origem indígena.
Drive
Como o nome mesmo diz (drive – que significa dirigir), esse tipo de mocassim foi criado para atender às necessidades dos motoristas, proporcionando conforto e segurança.
Esse modelo é mais estreito, confeccionado também em couro, com um solado mais fino e flexível.
No seu solado (na parte que o pé fica em contato com os pedais no carro) foram colocadas bolinhas ou placas de borracha, para evitar que o pé escorregue, contribuindo também para aumentar a circulação sanguínea dos pés em longas viagens.
O modelo de mocassim drive possui alta durabilidade e versatilidade, combinando com vários looks do dia-a-dia, tanto para homens como mulheres.
Loafer
O Loafer é muito versátil, além de agregar muita praticidade para o dia a dia, pode ser combinado com os mais variados tipos de look, sejam eles em cores neutras ou em cores mais vibrantes. Use com bermudas, jeans ou calça social e assim obterá um resultado perfeito.
Sider
Foi criado para o estilo de vida náutico, na década de 30, quando o velejador Paul Sperry sentiu a necessidade de usar um sapato que fosse antiderrapante, justamente pela segurança.
O modelo original, possui um solado branco (podendo ser encontrado também no solado preto) e o cadarço inspirado nas cordas dos veleiros.
Hoje em dia, eles podem apresentar costuras feitas à mão, sem os cadarços laterais e entre outros.
– O ideal é que a sola do mocassim, assim como dos sapatos em geral tenham uma espessura de 1,5 cm, com uma elevação na região do calcanhar de 2,5 cm, diminuindo a pressão na lombar e na panturrilha.
– O revestimento do sapato deve ser bem maleável, permitindo que os pés respirem – por isso muitos mocassins são confeccionados com couro.
– Sola antiderrapante, evitando acidentes e escorregões em solos irregulares.
O mocassim certo para cada ocasião
Cada pessoa possui o seu próprio estilo, gosto e personalidade, mas existem algumas regras básicas que podem ser aderidas por todos na hora de escolher um mocassim em determinadas ocasiões.
Para o lazer:
Aposte nos modelos com cores mais claras, no estilo drive para viajar de carro e no modelo sider no final de semana na praia ou no barco.
Complemente o look usando bermudas, calças claras, blusas de linho ou sarja.
No trabalho ou situações formais:
Mocassim estilo loafer, com blusa e calça de alfaiataria, complementando com um cinto de couro.
Casamentos e eventos na praia:
O mocassim sider é o modelo ideal para essa ocasião, já que a areia pode entrar no sapato e causar desconforto para os pés.
Encontros românticos, saída com os amigos:
Opte pelo mocassim clássico, combinando com calças (podem ser jeans), bermudas ou shorts. Escolha uma camisa ou blusa que seja no mesmo tom do sapato.
– Os mocassins de camurça nunca saem de moda.
– O cinto deve ser da mesma cor do calçado, proporcionando um tom mais harmônico ao look.
– A meia pode ser usada com mocassim desde que seja social e da mesma cor do sapato.
– O paletó não combina com o mocassim, pois a peça pede um sapato mais formal e escuro.
Todos os tipos de sapatos podem ser adaptados ao estilo de cada pessoa, a diferença está no bom senso, na coerência e combinação adequada nas peças do look, seja no trabalho ou no dia a dia. Qual é o modelo de mocassim que mais lhe agrada?