Mocassim e dockside: entenda as diferenças!

Mocassim e dockside: entenda as diferenças!

De sapatos de vovô, o mocassim e dockside conquistaram seu espaço no mundo da moda, tornando-se peças essenciais para o guarda-roupa masculino. A cada dia esses modelos de calçado vêm ganhando cada vez mais variações. 

Apesar de serem muito parecidos, eles apresentam algumas diferenças importantes, embora muitas pessoas ainda se confundam e não saibam identificá-los.

Por isso, separamos algumas informações para que você possa identificar as diferenças entre esses dois calçados masculinos. Quer saber mais? Então continue acompanhando a leitura!

História do mocassim e dockside

Você sabe como surgiram esses sapatos? O mocassim foi criado pelos índios norte-americanos. Originalmente fabricado com pele de cervídeos, o calçado tinha a função de proteger os pés do frio e de agentes externos, mas sem impedir que seus usuários sentissem o chão. Seu nome vem da palavra “makasin”, que significa “sapato” na língua dos povos nativos.

Por muito tempo esse modelo se manteve esquecido, mas foi resgatado nos anos 50, sendo chamados de penny loafer ou weejuns. A grande onda chegou quando começou a ser usado por diferentes celebridades da época, como os famosos Elvis Presley e Michael Jackson, respectivamente reis do rock e do pop na época. A partir de então, os mocassins nunca mais saíram da moda, ganhando versões femininas e masculinas.

Logo depois, surgiu o dockside. Apesar de ser popularmente conhecido como sinônimo do mocassim, esse calçado, na verdade, é inspirado nos sapatos usados pelos antigos marinheiros, apresentando várias singularidades em relação ao mocassim, como os cadarços.

Denominações à parte, o importante é que, atualmente, esses calçados fazem parte do gosto popular e dificilmente sairão da moda.

Diferenças entre mocassim e dockside

Como você viu, é bastante comum pensar que mocassim e dockside são o mesmo modelo de sapato. No entanto, existem algumas particularidades que os diferem. Descubra as suas principais diferenças a seguir!

Formato

O dockside é um sapato inspirado no mocassim tradicional. Por isso, os dois têm basicamente o mesmo formato: alongado e com a frente em formato de U. Entretanto, o dockside costuma ter o bico mais quadrado.

Caso o modelo que você deseja comprar seja um sapato com bico mais fino, é melhor optar por um mocassim.

Estilo

mocassim é um sapato clássico, mas não parou no tempo. O calçado vem acompanhando a moda e ganhando cada vez mais variações, que funcionam bem em todas as ocasiões.

Já o dockside é facilmente identificado por ter um estilo mais náutico, por causa das diferenças no solado e acabamento.

Solado

O solado do mocassim é fino e flexível, ao contrário do dockside, que foi projetado para atender às necessidades dos marinheiros. Por isso, tem um solado mais grosso, geralmente branco, e de borracha.

Isso significa que, no dockside, o solado tem um destaque maior na aparência geral do sapato, enquanto no mocassim ele aparece de forma bem mais discreta.

Acabamento

Os dois sapatos se caracterizam pela costura aparente, das laterais até a frente, em formato de U — o que traz um ar de rusticidade.

O mocassim geralmente não tem cadarços, com algumas exceções. Já o dockside é caracterizado por ter ilhoses nas laterais, pelos quais são passados os cadarços, geralmente de camurça.

Tanto um quanto o outro apresentam uma grande variedade de cores. O dockside, por exemplo, costuma ser encontrado em versões em tons como azul, vermelho e verde, trazendo um ar descolado e irreverente. Enquanto o mocassim apresenta colorações mais neutras.

Apesar de serem bem semelhantes, o mocassim tem uma maior variedade de modelos e combina com muito mais looks se comparado ao dockside. Portanto, é uma boa ideia investir no segundo, depois de já ter adquirido seu modelo de mocassim favorito.

Looks com mocassim

Agora que você sabe a diferença entre os dois sapatos, que tal aprender a usar sem erro um belo mocassim? A regra mais importante é: use calças que vão apenas até o tornozelo ou bermudas, de preferência acima do joelho. Se a calça for muito comprida ou tiver a boca larga, recorra ao truque de dobrar as barras, para que não tire a atenção do sapato. Esse tipo de calçado fica melhor quando aparece por inteiro, deixando à mostra um pedacinho do pé.

O mocassim vai muito bem em produções descoladas, combinado com jeans ou sarja e camisas xadrez, por exemplo. Pode ser usado também com roupas leves e produções suaves, como bermudas e camisetas ou camisas polo.

E se quiser uma produção mais formal e escolher roupas mais neutras e sérias, como camisas de botões e calças de alfaiataria, o mocassim é o calçado ideal. Para o trabalho, se precisar de um sapato mais formal, você pode optar por um modelo de cores mais sóbrias, como preto ou marrom.

Perfeito para o dia a dia, o mocassim pode ser usado no calor ou no frio, nos fins de semana, em ambientes descontraídos e informais.

Além das dicas acima, confira também algumas sugestões de looks para você se inspirar!

Básico

Já pensou em combinar uma camiseta básica com uma jeans lavado e, para dar um toque especial, um mocassim de cor clara? Esse é um look básico e que combina com a maioria das ocasiões que não exigem formalidade no jeito de se vestir.

Urbano

E que tal usar uma calça com puídos para dar um toque mais urbano no seu visual, junto com o conforto do mocassim? Uma combinação descontraída como essa pode ser usado para diversos passeios. Caso o dia esteja frio, tente combinar com uma jaqueta jeans. Acessórios também são muito bem-vindos, como toucas e relógios.

Informal

Você sabia que é possível usar um blazer de modo informal? Para criar um look casual, causando a quebra de expectativa, experimente combiná-lo com um mocassim e uma calça dobrada nos tornozelos.

Seja qual for seu estilo, do mais tradicional ao mais descolado, o fato é que mocassim e dockside não podem faltar no seu guarda-roupa. Por serem muito versáteis, dá pra usar em qualquer ocasião e com vários tipos de roupas diferentes. E agora que você já sabe as diferenças, não dá mais para se confundir, certo?

Agora, muito cuidado! Para não errar na hora de montar qualquer look com mocassim, você precisa acertar desde o começo. Por isso, na hora de comprar, vale a pena contar com uma loja especializada nesse tipo de calçado.

Não sabe onde procurar e nem como começar? Entre em contato agora mesmo com a Rocco Lorenzzo e descubra o mocassim certo para o seu estilo e que vai atender a todas as suas necessidades. Você vai descobrir que a nossa ajuda é muito valiosa!

Powered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo