Os calçados não são apenas acessórios que protegem os pés do frio, do calor ou das irregularidades do solo.
Encontrados em vários estilos, tamanhos, cores e texturas, os calçados podem revelar muito sobre a personalidade de uma pessoa.
A personalidade de uma pessoa refletida no seu calçado
Os calçados podem refletir o que a pessoa está sentindo no momento: alegria, tristeza, frustração, raiva, vergonha, autoconfiança e etc.
Quem nunca preferiu usar um tênis confortável do que um sapato social? Ou escolheu um Mocassim para se sentir mais confiante e determinada?
– Pessoas extrovertidas: geralmente preferem usar sapatos chamativos, coloridos e com muitos detalhes.
– Pessoas calmas e amigáveis: preferem sapatos confortáveis, sem muitos detalhes.
– Pessoas que usam sapatos caros: geralmente são aquelas em ótima fase profissional.
– Uso de sapatos pesados: indicam uma pessoa mais fechada, deixando o look mais arredio.
Estas são apenas algumas observações sobre o que os calçados podem revelar da personalidade das pessoas, mas não quer dizer que tenhamos que analisar apenas o que elas usam.
Em um mesmo dia, podemos nos sentir alegres, confiantes e felizes, mas também tristes, estressados e com raiva.
Todos estes sentimentos podem refletir no que calçamos e vestimos, até mesmo nos penteados e estilos de cabelo.
Existe forma certa ou errada de se usar um calçado?
Não existe certo ou errado na hora de usar um calçado. O que existem são regras de etiqueta, dicas e o uso do bom senso de cada um.
Veja bem, em um ambiente de trabalho formal por exemplo, não cai bem usar uma roupa desleixada, sapatos sujos ou espalhafatosos demais, certo? Já que isto não passa profissionalismo.
Já em um ambiente descontraído e leve, não é legal usar uma roupa formal demais, apertada, com sapatos escuros e fechados.
Deve haver um equilíbrio entre o bom senso, a personalidade da pessoa e o ambiente onde ela vai estar. É uma tarefa fácil? Com certeza não, já que muitas pessoas se atentam apenas com o próprio gosto, e não no ambiente onde ela estará.
O que dizer então de uma entrevista de emprego? A maioria dos entrevistadores guardam uma boa ou má impressão de um candidato, analisando apenas a roupa e o calçado que usam, pois isto pode indicar:
– Desleixo do candidato
– Falta de compromisso e responsabilidade
– Mau gosto e falta de noção
Já uma pessoa que se apresenta bem, com roupas e calçados adequados com seu perfil e gosto, poderá passar as melhores impressões possíveis:
– Inteligência, capacidade para resolver problemas
– Confiança, bom humor
– Representará bem a empresa
– Cuidados com si próprio
– Bom gosto e bom senso
– Comprometimento e responsabilidade
É verdade que em uma entrevista de emprego, outros pontos também serão analisados, como o currículo e a experiência profissional de uma pessoa, mas a aparência representa quase que 50% das chances de uma pessoa ser um candidato em potencial, ou apenas mais um a ser descartado.