Por que e como usar mocassim masculino?

Por que e como usar mocassim masculino?

Quando se fala em sapato, automaticamente pensamos em conforto, não é mesmo? Se estiver aliado a estilo, podemos considerar o casamento perfeito. Pois é justamente essa a proposta do mocassim masculino!

Apesar de ser uma tendência, muitos homens não sabem como combiná-lo com suas roupas. Contudo, essa é uma dúvida fácil de ser esclarecida, já que o mocassim cai bem com praticamente todos os tipos de peças e diferentes ocasiões.

Neste artigo, confira as dicas que separamos e saiba como e por que usar o mocassim masculino!

Por que usar o mocassim masculino?

mocassim geralmente é composto por couro ou couro sintético. Sua base é ajustável e torna-se cada vez mais macia com o uso. Flexível e prático, o sapato vai bem em ambientes casuais e formais. Pode ser usado tanto no inverno quanto no verão.

As vantagens

O mercado oferece uma diversidade de modelos desse tipo de calçado: social, clássico, tradicional, moderno ou despojado. Além disso, o mocassim masculino é barato e fácil de ser encontrado. O fato de a maioria não ter cadarços dá mais agilidade ao dia a dia.

A versatilidade

O mocassim se tornou sinônimo de conforto e elegância, podendo ser usado em diversas ocasiões. Há modelos que combinam com pessoas de todas as idades, do infantil ao adulto.

Além disso, esses calçados podem ser fabricados em diferentes tecidos, estampas e texturas. Por isso, o mocassim masculino é um forte aliado do homem moderno.

O estilo

No passado, o mocassim era chamado de “sapato do vovô”. Você deve se lembrar ou ter fotos em casa, mais antigas, mostrando como ele era usado. No entanto, aos poucos, o calçado foi ganhando espaço no mundo da moda.

Nos últimos anos, o mocassim vem estampando diversos catálogos e campanhas publicitárias. O modelo ganhou também os pés de celebridades nacionais e internacionais. O homem que usa mocassim é considerado estiloso, charmoso e original.

A facilidade de combinar

Do despojado ao formal, o mocassim é uma boa escolha. Combiná-lo com suas roupas é fácil, uma vez que ele é democrático: vai bem com shorts e calças. Você pode usá-lo como alternativa aos sapatos sérios de escritório ou em composições leves e casuais.

A praticidade

Além de todas as vantagens que já mencionamos, ainda tem mais uma: é possível ter modelos diferentes de mocassins no seu armário, que podem ser trocados de acordo com o seu estado de espírito e com o estilo de roupa que vai usar naquele momento.

Afinal de contas, quando encontramos um sapato confortável, a vontade é de ter vários outros iguais para garantir que vai acertar sempre, não é?

O mais comum entre esses sapatos é o chamado clássico, que não tem cadarço e é mais baixo que os outros modelos. Uma variação é o mocassim com franja, que tem um tipo de língua na parte de cima, voltada para fora, formando franjas ligadas pela costura lateral. 

Quem quer conforto extra pode optar pelo estilo driver, que praticamente não tem solado. Nesse tipo de mocassim, são aplicados gomos de borracha que deixam o sapato muito macio e aderente ao solo.

Por fim, podemos nos lembrar de um modelo que está quase saindo de linha, mas também é bastante conhecido: o dockside, que possui cadarço e visual mais robusto.

Em que ocasiões usar o mocassim masculino?

Inicialmente, verifique o comprimento da calça. Ela não pode ser muito longa nem ter a boca muito aberta, já que o design do sapato foi feito para ser visto. Combine-o com calça jeans (como a skinny), calça de sarja e bermudas, variando entre o formal e o despojado.

Eventos formais

Você pode usar o mocassim em um ambiente formal, com peças de alfaiataria ou calça social. Acessórios como gravatas lisas, cintos e relógios com pulseira de couro são bem-vindos.

Em reuniões formais ou no trabalho, opte por cores mais escuras como o preto. Aqui, o modelo de couro com fivelas e corte reto é o mais adequado.

Dependendo da ocasião, é possível compor um look social com calça jeans, blusa de botão e blazer. Todavia, opte por um jeans com lavagem mais escura para garantir a formalidade. Na dúvida, troque por uma calça de sarja na cor bege e camisa azul — combinação que não tem erro.

Eventos informais

Usar mocassim em eventos informais é dar mais estilo ao look. Os modelos coloridos —em dois tons — e os de camurça são os mais indicados. Acessórios como cordão, pulseira e relógio complementam o visual com leveza e requinte.

Se for usar calças jeans, escolha uma mais justa na panturrilha ou mais curta, que acabe na altura do tornozelo. Essa geralmente tem a barra dobrada ou alguns rasgos, o que deixa o look fashion.

Entretanto, se o dia ou o ambiente pedem bermuda, use uma peça que fique acima do joelho, com tecido de algodão ou alfaiataria. Para complementar, vista uma camisa polo ou social de botão com manga curta. Se quiser deixar a produção equilibrada, lembre-se: quando há estampa em cima, use uma cor lisa embaixo e vice-versa.

Bônus: dica de ouro para o uso do mocassim

O mocassim não deve ser usado com meias comuns. Há quem prefira usá-lo sem esse item, mas existem meias específicas para este calçado. São aquelas chamadas de invisíveis ou sapatilhas, uma vez que não aparecem após vestir o sapato.

Como compor looks usando mocassim masculino?

Peça por peça, vamos destrinchar o que você tem no guarda-roupa e ajudá-lo a compor looks usando o mocassim masculino. Confira!

Calças de sarja

Você deve ter algumas dessas em seu armário. Tanto as coloridas como as de tons mais clássicos, como azul, bege, cinza ou preto, combinam com o mocassim. Como mencionamos, o ideal é que elas tenham modelagem mais justa ou corte reto. Se forem muito compridas, você pode até dobrar a barra, dando um ar mais despojado ao visual.

Terno e gravata

Se for a um evento mais formal, que exija terno e gravata, pode imprimir estilo ao look combinando com mocassim. Nesse caso, procure usar um calçado de couro mais clássico, em tons escuros. Há modelos com fivela que ficam perfeitos para esse tipo de roupa.

Bermuda e camisa polo

Essa é a forma mais conhecida de uso do mocassim masculino — e você já deve ter visto o look em diversas fotos e editoriais de moda. As bermudas que ficam acima do joelho são as que mais combinam com o calçado e a camisa polo casa perfeitamente com o visual.

Contudo, se você for despojado, também pode usá-lo com aquelas bermudas mais compridas, logo abaixo do joelho, ou até mesmo com aquelas que chegam próximo à canela. O importante é que você vista a roupa e se sinta bem com a imagem que vê no espelho!

Percebeu que o mocassim masculino é um item indispensável no seu guarda-roupa? Versátil, prático e confortável, ele não vai querer sair dos seus pés. E, com essas dicas, você terá mais facilidade na hora de compor o look, seja ele social ou casual.

Agora é hora de conhecer a diversidade de modelos e escolher os que mais lhe agradam. Para isso, entre em contato conosco, vamos encontrar o par perfeito para você!

About The Author

6 Comentários

  1. Nilson Pinheiro Teles

    Gostaria de comprar vários modelos, mas não tem a minha numeração, que é 36.

    Responder
    • Rocco Lorenzzo

      Boa tarde Nilson, tudo bem? Em relação a numeração 36, ela é um pouco complicada em razão a sola do produto, estamos fabricando e estudando alguns modelos sim para sua numeração, mas ainda vai demorar mais um pouquinho. Vamos mantendo contato para que quando tiver tudo pronto você possa adquirir o seu!

      Responder
  2. Orlando Araujo

    A meses quero comprar um mocassim de cor bege, na coleção do ano passado havia um lindo.
    Qual o motivo pela qual vocês não estão colocando ?

    Responder
    • Rocco Lorenzzo

      Boa tarde Orlando tudo bem? Nesse inicio de outubro vamos lançar alguns modelos novos, inclusive o modelo do bege ( areia ). Por essa razão aquele antigo saiu de linha. Peço para que fique de olho em nosso site na próxima semana, tenho certeza que vai adorar as novidades!

      Responder
  3. SERGIO AMARO DA SILVEIRA

    Sempre gostei de mocassin. Minha dúvida é se posso usar com meia. As vezes que coloquei achei meio estranho. Nesse caso procuro uzar uma meia de preferencia da tonalidade do calçado. Qual sugestão?

    Responder
    • Rocco Lorenzzo

      Bom dia Sergio , otima pergunta. Normalmente os calçados do tipo mocassim são usados sem meia para maior facilidade e praticidade , porém ja existem meias próprias para usar mocassim. Procure por meias de cano baixo e que não apareçam fora do calçado.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo