Você sabe limpar sapatos de camurça? A gente explica!

Você sabe limpar sapatos de camurça? A gente explica!

Conforto, qualidade e beleza. Todos esses atributos estão garantidos quando o material do seu calçado é a camurça. Esse tipo de couro felpudo é feito com a parte interna da pele dos animais e tem uma textura mais rústica, que se deve ao fato de ser lixada até chegar no ponto certo.

Os primeiros produtos feitos de camurça surgiram do tratamento dado ao couro desse animal, que é semelhante a uma cabra. Com a popularização dele, a camurça passou a ser considerada como toda parte interna do couro polida até chegar ao estado de maciez, podendo ser retirada de qualquer animal.

Apesar de garantir elegância ao visual, limpar sapatos de camurça não é uma tarefa difícil, mas exige alguns cuidados para proteger e aumentar a durabilidade do produto. Caso contrário, ele pode ficar manchado e pode chegar, inclusive, a deformar.

Neste artigo, desvendamos as melhores técnicas para limpar seus sapatos de camurça sem estragar o material.

Apague a sujeira com borracha

Essa é a maneira mais simples de limpar as sujeiras mais superficiais do seu sapato de camurça, em especial se ele for de cor clara. Use uma borracha branca, daquelas mais simples, usadas no material escolar, e simplesmente apague a sujeira! Basta, para isso, esfregar a borracha apenas na região em que está a mancha até ela sair.

Use esponja de aço

Não tenha medo de “machucar” a camurça do seu sapato. A esponja de aço é ideal para limpar os calçados em camurça de qualquer cor. Você deve passar a esponja com delicadeza, claro, até que a sujeira saia. A dica é esfregar sempre no mesmo sentido.

Lixe para tirar a gordura

Se há uma sujeira que achamos que nunca sairá das nossas roupas e sapatos é a gordura, não é mesmo? Mas, no caso da camurça, há solução! Se algumas gotas de óleo pingarem em seu calçado, você tem duas alternativas: usar uma lixa de unha ou aplicar amido de milho e retirar com uma escova de metal.

Esqueça a água, o sol e os secadores

Usar água para limpar sapatos de camurça é uma péssima ideia — tão ruim quanto sair com eles em dia de chuva! A água mancha a camurça se não for absorvida rapidamente.

Os calçados molhados devem secar à sombra, em lugar arejado, pois, se ficarem sob o sol, podem manchar e deformar. Também não é recomendado usar secador de cabelo ou qualquer alternativa semelhante para acelerar o processo.

Hidrate com condicionador

Depois de usar todas as dicas para a limpeza do calçado, o ideal é que o couro seja hidratado para aumentar a sua durabilidade. Para isso, você pode usar condicionador de cabelo dissolvido em água. Aplique sobre a camurça, deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com pano úmido.

Com essas dicas para limpar sapatos de camurça você vai conseguir mantê-los por muito mais tempo com aspecto de novos. Além disso, a camurça permanecerá macia, mantendo o conforto que ela proporciona aos seus pés.

Para receber mais informações úteis sobre a preservação dos seus calçados e dicas de moda masculina, assine a nossa newsletter!

[uam_ad id=”763″]

MocassimPowered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo