Já percebeu como a maioria das pessoas sente sono depois do almoço? Muitas vezes, essa situação pode, até mesmo, atrapalhar a nossa produtividade. Em especial naqueles dias em que marcamos uma reunião importante bem no começo da tarde, não é mesmo?
Essa moleza que sentimos logo após a refeição pode estar relacionada a diversos fatores. Um deles pode ser o aumento da presença de bicarbonato no sangue, em razão da produção do suco gástrico para a digestão. O outro é a ingestão de alimentos mais gordurosos.
O fato é que há algumas maneiras de diminuir essa sensação de sonolência que nos acomete após a refeição e é o que vamos apresentar neste post. Confira nossas 5 dicas!
1. Tome um café da manhã reforçado
Mas o que a primeira refeição do dia tem a ver com o sono depois do almoço? Você pode se perguntar. A verdade é que quando negligenciamos o café da manhã, isso pode ter efeito no cansaço durante todo o dia, pois o padrão energético estará estipulado de acordo com o que oferecemos ao nosso organismo logo cedo.
Além disso, chegar com muita fome ao horário de almoço fará com que você coma demais, favorecendo aquela sonolência após a refeição.
2. Não exagere no carboidrato no almoço
A ideia, aqui, é que você procure fazer pratos mais balanceados, que podem, sim, ter carboidratos, desde que aliados a outros nutrientes que ajudarão a dar mais energia ao seu organismo. Portanto, procure realizar refeições mais coloridas, compondo o seu prato com legumes variados, grãos integrais e proteína, de preferência magra.
Quanto mais naturais forem os alimentos, menores as chances de a sonolência atingir você.
3. Evite os doces na sobremesa
Sabemos como é difícil evitar aquele docinho após a refeição, nem que seja uma balinha, só para dar um gosto diferente na boca. O problema é que o açúcar é absorvido muito rapidamente pelo nosso organismo. Assim, a glicemia sobe de forma brusca, diminuindo nosso ânimo e provocando o sono depois do almoço.
4. Não tome muito líquido
Claro que é preciso manter o seu corpo bem-hidratado para garantir a sua saúde. Mas a hora do almoço pode não ser o momento certo para a ingestão de líquidos. Isso porque eles acabam atrapalhando a digestão, fazendo com que ela fique mais lenta e causando a sensação de cansaço.
5. Faça exercícios de forma leve
Depois de almoçar, uma boa ideia é despertar o seu corpo fazendo algum exercício leve, sem que isso atrapalhe a sua digestão. Uma boa dica é caminhar um pouco, até mesmo do restaurante até o escritório. Isso vai ajudar a manter a sua mente alerta, aumentando a circulação sanguínea e a oxigenação no cérebro.
Ter um pouco de sono depois do almoço é normal e acontece com a maioria das pessoas. Mas é preciso ficar atento: se o problema ficar mais grave e você sentir dificuldade de controlar a situação, talvez seja importante consultar um médico e verificar se está tudo bem com a sua saúde.
Gostou das nossas dicas? Como você faz para se livrar do sono depois do almoço e garantir a produtividade durante a tarde? Deixe um comentário no post e divida a sua experiência com mais pessoas!