Tamanho do sapato: saiba como descobrir o certo para seu pé

Tamanho do sapato: saiba como descobrir o certo para seu pé

 

Tamanho do sapato! Quem nunca teve dificuldade em acertar o tamanho sapato correto? Saber a numeração do seu pé nem sempre é o suficiente, visto que existem diferentes padrões, principalmente ao compará-los entre diversos países. Muitas vezes, você acaba levando uma peça inadequada.

O problema é que comprar um calçado que não serve bem em você pode trazer inúmeras consequências, desde calos e dores durante o uso até problemas na coluna. Por essa razão, fizemos este post para que você descubra diversas maneiras para se assegurar dos tamanhos dos seus pés. Tem interesse em conhecer mais sobre esse assunto? Então acompanhe e confira!

Como descobrir o tamanho do sapato?

Você se identifica com aquelas pessoas que usam um número específico para chinelos, outro para tênis e ainda outro para sapatos sociais? Isso é muito comum, principalmente no Brasil, pois o formato do calçado influencia muito a decisão pelo tamanho.

A dica principal para saber o tamanho correto do seu pé é experimentar o calçado. Em praticamente tudo na vida, a experiência ajuda a tomar decisões, na hora de comprar sapatos não poderia ser diferente.

Por isso, visite lojas e não tenha vergonha de experimentar os calçados enquanto não achar um que sirva perfeitamente. Com isso, decore os números e modelos, para facilitar nas ocasiões futuras.

Como medir o pé?

Outra maneira de saber o quanto você calça é medindo os seus dois pés — algumas pessoas têm pés de diferentes tamanhos, o que também é muito comum. Você pode fazer isso com o auxílio de uma régua ou fita métrica, pisando em uma folha, com o pé apoiado em uma superfície lisa.

Contorne o formato de seu pé nessa folha e desconte 5 mm do resultado obtido, pois essa é aproximadamente a espessura do lápis ou caneta usado para traçar o formato. Depois disso, basta comparar as medidas com as do sapato.

No entanto, essa estratégia não garante que o calçado servirá sem causar nenhum incômodo, principalmente se você não conseguir experimentá-lo. Mas o que fazer ao comprar produtos online? Bom, as lojas oferecem um prazo para troca e devolução, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Portanto, se esse for o caso, faça o teste logo que receber o seu sapato. Se ele não atender às suas expectativas, troque o item quanto antes, seguindo o prazo estipulado. Além do mais, você pode conferir os comentários e as descrições do produto antes de comprá-lo, para evitar algum tipo de decepção.

Qual a tabela para o número do calçado?

Você acabou de ver que, ao medir o comprimento dos pés, é possível compará-lo com as medidas do sapato. Mas como isso acontece? Existe uma tabela padronizada, que todos os produtores de calçados precisam seguir durante a confecção.

Você pode comparar a seguinte relação de comprimento e a numeração aproximada do sapato seguindo o sistema métrico usado no Brasil:

  • 21,3 cm para 33;

  • 22,0 cm para 34;

  • 22,7 cm para 35;

  • 23,3 cm para 36;

  • 24,0 cm para 37;

  • 24,7 cm para 38;

  • 25,3 cm para 39;

  • 26,0 cm para 40;

  • 26,6 cm para 41;

  • 27,3 cm para 42;

  • 28,0 cm para 43;

  • 28,6 cm para 44;

  • 29,3 cm para 45;

  • 30,0 cm para 46.

Caso a sua numeração não esteja nessa tabela, é possível fazer uma regra de três usando alguns desses dados. Entretanto, não é necessário decorar essa relação. Os estabelecimentos, físicos ou virtuais, devem oferecer a comparação entre a centimetragem e o tamanho do sapato.

Em e-commerces é possível encontrar esses dados na descrição do produto ou em um link de localização visível. Já em lojas físicas, você pode solicitar essa tabela a um vendedor, principalmente se não estiver disposto a experimentar o item dentro do estabelecimento.

Com essas dicas, fica muito mais fácil saber qual é o tamanho do sapato mais adequado para você, não é mesmo? Lembre-se sempre de fazer suas compras em lojas confiáveis e reconhecidas pela qualidade do trabalho, a fim de garantir o melhor produto.

Gostou de ler este post? Então aproveite e confira também mais informações sobre o sapato social masculino!

 

Mocassim ArgentinoPowered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo

Seguir no Pinterest