Conheça os principais tipos de tecido para sapatos e seus usos

Conheça os principais tipos de tecido para sapatos e seus usos

A indústria calçadista — assim como a da moda, em geral — está em constante transformação. Apesar de rotineiramente revisitar o passado, a inovação está sempre presente nesse segmento, visando atender as exigências de conforto, estética e eficiência do consumidor. Nesse sentido, o tecido para sapatos vem sendo aprimorado a todo o momento para que o seu uso possa se adequar a cada tipo de pessoa e ocasião.

Alguns deles, como o couro, a camurça e o nobuck, são clássicos que jamais sairão de moda. As suas fabricações acompanham as novidades tecnológicas para garantir, sobretudo, uma pisada saudável e aconchegante, além de manterem o estilo e a elegância dos calçados fabricados com esses tecidos.

Neste artigo vamos falar sobre esses materiais e como eles são importantes na escolha do tipo de sapato ideal para o seu dia a dia. Confira!

Couro

Clássico e elegante. Assim deve ser sempre considerado o calçado fabricado em couro, o material mais nobre do mercado calçadista. O tecido é proveniente da pele curtida, geralmente bovina, virada em seu lado mais resistente. Por tudo isso, ele é o mais utilizado em ocasiões mais sociais ou casuais.

Camurça

A camurça pode ser considerada o avesso do couro, ou seja, é a parte de fora da pele, que é lavada e lixada até chegar à textura que você conhece, que mistura a maciez com um visual mais rústico, como se estivesse coberta por pelos curtos. O tecido é muito usado em botas, mocassins, jaquetas, bolsas e mochilas. Vai bem com um look mais casual e até com uma pegada mais country.

Nobuck

Esse material também é feito a partir da pele animal, mas é usada a sua parte externa. Nesse caso, ela é lixada até que fique opaca e com toque suave. É, muitas vezes, confundida com a camurça, mas tem o processo de produção diferente dela e menos rústico. Além disso, ele é mais resistente do que a camurça.

Por causa dessa robustez, o nobuck é muito usado em botas de cano curto, sapatos próprios para caminhadas e trilhas, docksides e outros calçados mais causais. De toda forma, o material é considerado um clássico elegante e pode ser usado com jeans ou com blazers, dependendo dos demais acessórios e roupas que acompanharem o look.

Lona

Não é só nos tênis que a lona está presente. O tecido pode ser usado na produção de calçados muito confortáveis, incluindo mocassins em uma linha mais esportiva, que pode ser combinada com camisetas e roupas mais básicas. A lona é feita a partir de algodão resistente, assim como o jeans, por exemplo, formando uma trama ao mesmo tempo confortável e duradoura.

Na constante evolução que mencionamos da indústria calçadista, não só o tecido para sapatos tem uma grande importância, mas também os materiais para confecção das palmilhas e solas. Certamente, o futuro reserva cada vez mais conforto para os nossos pés.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os materiais que podem ser usados na fabricação dos calçados, que tal ler este outro artigo e entender tudo sobre os modelos de mocassim

 

Powered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter


Banner

Redes sociais

redes sociais

Curta nosso Facebook

Instagram Rocco Lorenzzo